Bandeiras

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 20 de outubro de 2007

Escrito por Roger Tavares
24-Sep-2007


Comparado à sua tímida primeira versão que ocorreu em setembro de 2005 na Universidade Estadual da Bahia – que contou com três pequenos grupos de trabalho, discutindo um total de dez artigos – é difícil alguém acreditar que apenas dois anos depois o evento já é itinerante e na Universidade Estadual da Paraíba sete grupos de trabalho tiveram a oportunidade de debater 33 artigos selecionados.
Mas não foi somente em número de trabalhos que o evento cresceu. A primorosa organização deste ano de 2007 ficou a cargo da professora Filomena Moita, autora da tese sobre video games no currículo escolar, e de sua super equipe de alunos. Campina Grande, a cidade do forró, teve de abrigar, com toda sua simpatia, uma audiência que neste ano chegou em 200 inscritos, entre estudantes e profissionais de todo o Brasil, o que não foi nada difícil para uma cidade que atrai 4 milhões de turistas em seus famosos folguedos juninos. A fila de universidades que querem abrigar o evento também cresceu, e nos próximos anos o evento se desloca para Sergipe, Fortaleza e Recife.
Outras ações começam também a mostrar seus frutos. No ano de 2005 foi também lançada a idéia da RBJEE - Rede Brasileira de Jogos Eletrônicos e Educação. Iniciamos com apenas dez pesquisadores e hoje já somos em torno de 200. Agora essa rede começa a se estruturar juridicamente e já está partindo para um site próprio, com mais recursos do que nossa atual lista.
Em meio a algumas palestras divertidas, outras bastante difíceis, algumas intrigantes, cafés e almoços sensacionais, representantes da comunidade de programadores como o Jalf da comunidade de XNA Sharpgames, autores da Comunidade Gamecultura como Edson Reuter (SP) e Sandra Rodrigues (PE), o poeta de cordel Manuel Monteiro (PA), a autora Lynn Alves (BA), entre muitos outros, teciam a rede de conhecimentos que cerca as potencialidades educacionais ainda adormecidas dessa mídia.
Além de palestras, grupos de trabalho e mesas de debate, o evento trouxe uma programação cultural diversificada e muito prazerosa. Os desenvolvedores de games apresentaram seus projetos, com destaque para a Luciana, representando a iniciativa em educação para o trânsito que vem sendo desenvolvida pela Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre, e para os meninos da UNEB, que vêm desenvolvendo Tríade, um RPG sobre a revolução francesa, projeto contemplado com investimentos do edital Finep para jogos educativos de 2006.
Houve também o lançamento de nosso pequeno notável, o livro Jogos Eletrônicos, Construindo Novas Trilhas, que reúne 11 capítulos de autores das três primeiras edições deste evento, com textos atualizados em diversas áreas do conhecimento gamer: tecnologia, mídia, sociedade, cultura, e é claro, educação.
Mas na minha modesta opinião, o ponto alto de todo o evento – e olha que em um evento como esses é muito difícil de se escolher um ponto alto – ficou a cargo do poeta local Manuel Monteiro, que muito gentilmente atendeu a um pedido da professora Filomena Moita, e então escreveu e nos apresentou o Cordel do Video Game. É incrível ver como essa mídia é poderosa. A sua relação com a nostalgia que todos temos de nossa infância fez o poeta se lembrar de seus gibis e seus soldadinhos de chumbo que custavam todas as moedas de nosso hoje idoso herói, e percebeu em sua saudade, numa linguagem dele, que os mais velhos não entendiam. E com o sentimento que apenas a poesia é capaz de trazer, fez o imediato paralelo com seus netos, que têm hoje no video game a linguagem deles, que ele como pessoa também não é capaz de entender objetivamente, mas que como poeta, se desafia a construir a compreensão através do sentimento.
Obviamente eu não poderia deixar de compartilhar esse momento tão peculiar com todos vocês, apaixonados pela beleza e pelo conhecimento, e trouxe na bagagem de volta, além das maravilhosas cachaças paraibanas, o encerramento de nosso pequeno report com o momento de sublimação do evento.
Até o ano que vêm e fiquem com o Cordel do Video Game.

Nenhum comentário: