Bandeiras

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

"Por mares nunca dantes navegados"

Lançado em Caxambu em outubro, novamente em São Leopoldo na Unisinos e em João pessoa no III Colóquio intrenacional de Politicas Curriculares O livro Game On; Jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @ tem tido uma boa aceitação por parte dos leitores a assim como análises como a que se segue:

"Por mares nunca dantes navegados"
não é apenas um antigo épico da era das navegações. É a mais pura realidade que a educadora portuguesa Filomena Moita resgata e atualiza para os dias de hoje e de amanhã, indo além da Internet e das metáforas superficiais da mídia.

Não fosse por esse espírito ancestral desbravador, o que mais moveria essa sagaz pesquisadora? Por dias e noites a fio, em barulhentas LAN houses, e em movimentados campeonatos de games de tiro, estratégia e esportes, acompanhando atentamente essa garotada que, aparentemente, está apenas se divertindo. Certamente não seria para aprender novas dicas, treinar e melhorar o seu próprio desempenho no jogo, o seu frag rate. Mas muito melhor que isso: atender aos interesses da pesquisa de ponta em educação, game-educação, para motivar a todos nós, educadores, pesquisadores, nesse novo campo de estudo, mas, principalmente aprender um pouco mais com essa garotada, que prefere, sem culpa alguma, a LAN house à sala de aula.

O que aprendemos jogando videogame? O que jogos sem, aparentemente, nenhum conteúdo educativo podem ensinar? Que competências os professores podem reconhecer em seus alunos jogadores? E mais corajoso ainda. Será possível que a educação venha a se renovar através da inclusão de games no currículo escolar?

Este trabalho é, sem dúvida, um ponto de partida imprescindível para as pessoas que querem ajudar a responder, ou pelo menos entender as perguntas acima e, dessa maneira, buscar novos rumos nos mares turvos da educação.

Roger TavaresDoutor em Videogames, membro fundador da Rede Brasileira de Jogos Eletrônicos e Educação e da Comunidade Gamecultura. Advisor da International Game Development Association - IGDA - Chapter São Paulo.

Nenhum comentário: